Tema: Somos todos corruptos?
Nota: 760
Ser corrupto é sinônimo de ser desonesto. Roubar R$ 200 milhões e roubar a internet do vizinho são atos semelhantes e distintos entre si, visto que ambos são corruptos mas merecem punições adequadas à gravidade de suas consequências, o que não ocorre na maioria das vezes nos dois casos.
Recentemente, o senador Aécio Neves foi acusado de ter recebido propina no valor de R$ 2 milhões dos donos do grupo J&F, segundo o site de notícias Istoé. Ato que apenas levou ao afastamento do senador, sem uma punição adequada às consequências de sua corrupção.
Outro caso de desonestidade foi o de uma mãe em São Paulo que roubou ovos de Páscoa e um peito de frango em um supermercado, no ano de 2015, sofrendo então uma punição de 3 anos e 2 meses de regime fechado, segundo o site de notícias Extra. O que é facilmente perceptível como exemplo de punição inadequada.
A maioria das pessoas são corruptas em pequenas e largas escalas, portanto cabe ao Ministério da Justiça e à Ordem dos Advogados do Brasil, reverem e analisarem leis e condenações que sejam proporcionalmente adequadas ás corrupções cometidas, sendo de responsabilidade do Estado e da população lutarem e defenderem um a legislação justa à todos.