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Tema: Somos todos corruptos?

Nota: 920

Redação

As constantes reivindicações da população brasileira são presentes desde a consolidação da democracia no Brasil, os combates contra a corrupção política, por exemplo, teve início no impeachment de Fernando Collor em 1992. Percebe-se, entretanto, uma incoerência por parte da maioria que persiste no exercício da corrupção implícita, aquela que é praticada por fatores supostamente irrelevantes, mas é o princípio da massificação da desonestidade.
Omissão de impostos, desvio de dinheiro, roubo de energia elétrica surgem como fatores responsáveis para a continuidade do problema. Destaca-se, então, o desentendimento na relação entre benefícios e o comprometimento em exercer a responsabilidade. Há uma herança histórica enraizada nas diretrizes da sociedade, isso se justifica, pois após a ascensão do capitalismo na Guerra fria, a busca por benefícios acentuaram-se nos indivíduos e, desse modo, permitiu o predomínio do lucro em detrimento dos valores morais. Nesse sentido, nota-se a supervalorização do capital e uma sociedade gradativamente corrupta, tanto na politica (TODA A PROPAROXÍTONA É ACENTUADA. O CORRETO É POLÍTICA) quanto no cotidiano do nosso país.
Outrossim, é válido salientar que as inovações tecnológicas influenciam a disseminação da corrupção no Brasil. O advento das redes Wi-Fi possibilitou a acessibilidade da Internet através da conexão sem fio, o que observa-se, no entanto, é o uso ilegal da internet pelos indivíduos que insistem em hackear e descobrem a senha dos proprietários da rede, ignorando o fato de que esse cenário classificam-os (o correto é classificando- os) como seres corruptos. Com isso, fica evidente a importância de conscientizar a população com o intuito de erradicar esses acontecimentos do cotidiano brasileiro.
Infere-se, portanto, a necessidade de divulgar e extinguir os princípios da corrupção implícita. Logo, a mídia deve criar cenas ilustrativos, seja em desenhos ou novelas, que incentivem a prática da honestidade e, por sua vez, desmistificar as raízes de uma sociedade gananciosa. Ademais, cabe ao Ministério da educação promover palestras nas escolas com especialistas em antropologia, enfatizando a importância de findar os acontecimentos desmoralizados e imperceptíveis no nosso cotidiano. Assim, exercendo mobilização na conscientização da sociedade, podemos formar uma população caracterizada pelos seus intrínsecos valores éticos e morais.

Comentários

Competência I - Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
Nota da competência I:120
Nível 3: Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
O texto apresenta períodos longos, parágrafos com mais de 3 linhas, além de erros gramaticais, ver corpo do texto. Por esses motivos a redação foi classificadas em nível 3.
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Competência II - Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
Nota da competência II:200
Nível 5: Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
O texto apresenta boas Estratégias Argumentativas sendo assim classificado em nível 5.
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Competência III - Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Nota da competência V:200
Nível 5: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
O texto apresenta autoria por utilizar Estratégias Argumentativas.
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Competência IV - Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Nota da competência IV:200
Nível 5: Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
O texto apresenta elementos de coesão diversificado e empregados de forma correta. Parabéns.
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Competência V - Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos
Nota da competência V: 200
Nível 5: Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
O texto apresenta dois agentes (mídia e governo) e como cada um desses irar realizar a intervenção o que faz o texto ser classificado em nível 5.

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