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Tema: Pós-verdade, opinião pública e democracia

Nota: 920

Redação

Na era da informação instantânea, torna-se fácil o costume de não verificar a veracidade do conteúdo popularizado, (1) e nessa perspectiva a população se baseia em conceitos próprios e acata a (2) intenções da mídia manipuladora. Assim, precisamos encontrar mecanismos que permitam a nação constituir-se nos pilares da verdade.
Em primeiro plano, as redes sociais, como o facebook (3), colaboram muito para a disseminação de falácias. Poucas pessoas buscam filtros para reconhecer as mentiras e alguns desses noticiários falsos até estão em abas de grande visibilidade. Com isso, a própria rede de relacionamento já sofreu intimações judiciais pedindo a prevenção de situações como essa e comprometeu-se a evitar. No entanto, outras mídias ainda usam a opinião pública como massa de manobra, uma vez que as pessoas não aprofundam seus conhecimentos e tendem a seguir conceitos que vão de encontro com suas crenças pessoais.
Além disso, as pós-verdades ferem o sistema que da (5) o poder ao povo, ao passo que camuflam a verdadeira face dos acontecimentos atuais. Dessa maneira (6) a população tem a sua ação social conturbada.
Urge, portanto, a necessidade de melhorar os conteúdos propagados pelos meios de comunicação, por isso o governo deve criar punições específicas para aqueles que elaboram notícias tendenciosas e sem base verídica. Em adição, as escolas podem alertar os alunos sobre a ocorrência desse fenômeno, motivando-os a confeccionar trabalhos que ajudam a identificar as mentiras circuladas pelas redes. Dessa forma, a sociedade compactuará com a genuinidade dos fatos.


1- Lembre-se que quando o sujeito das orações coordenadas pela conjunção “e” forem diferentes, deve-se usar vírgulas antes da conjunção.
2 – O verbo “acatar” é transitivo direto, logo, o artigo “as” deve estar no plural concordando com o substantivo.
3 – Nome próprio deve ser escrito com letra maiúscula.
4 – A expressão “de encontro” indica oposição, enquanto “ao encontro de” indica concordância. O uso incorreto produz incoerência textual.
5 – Verbo “dar” deve ser acentuado para não confundir com a preposição. Recomendo usar a expressão democracia.
6 - Vírgula após expressões conclusivas.

Comentários

Competência I - Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
Nota da competência I: 160
Nível 4: Apresenta bom domínio da modalidade conforme a gramática da Língua Portuguesa com poucos devios.
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Competência II - Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
Nota da competência II:200
Nível 5: Articula o problema de pesquisa por meio de estratégias argumentativas consistente baseada em um repertório técnico – científico e demonstra bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com introdução, argumentação e conclusão desenvolvidas e todas as linhas apresentam períodos compostos.
O texto apresenta estratégias argumentativas, sendo elas: fatos comprováveis, exemplo e comparações entre fatos e lugares distintos.
ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS – São recursos utilizados para desenvolver os argumentos e repertório científico, de modo a convencer o leitor usando uma das informações abaixo:
  • exemplos;
  • dados estatísticos;
  • pesquisas;
  • fatos comprováveis;
  • citações ou depoimentos de pessoas especializadas no assunto;
  • alusões históricas;
  • comparações entre fatos, situações, épocas ou lugares distintos.

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    Competência III - Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    Nota da competência III: 160
    Nível 4: Apresenta plano de texto com uma ou duas linhas não hierarquizadas.
    O uso incorreto da expressão “de encontro” (4) faz com que o período seja incoerente em relação a informação anterior e a tese do texto.
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    Competência IV - Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
    Nota da competência IV: 200
    Nível 5: Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos
    O texto explora os elementos de coesão entre os períodos e parágrafos.
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    Competência V - Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos
    Nota da competência V: 200
    Nível 5: Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
    A proposta de solução está muito boa, parabéns.

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